curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Marcelo Odebrecht

STF mantém processos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht em aberto

No dia 6 de setembro de 2024, a 2ª Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, manter abertos os processos na Lava Jato contra Marcelo Odebrecht. Os ministros entenderam que o encerramento das ações deveria ser avaliado pelo juiz de cada caso, ao invés de serem encerradas pela Corte. Essa decisão revisa uma anterior do ministro Dias Toffoli, que havia anulado todas as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba contra Odebrecht. Assim, os processos permanecem em aberto, com os juízes de primeira instância agora responsáveis pelas deliberações, enquanto espaços para anulações continuam válidos.

PGR recorre da anulação da condenação de Marcelo Odebrecht pelo STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recorreu da decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou as condenações de Marcelo Odebrecht na Lava Jato. Gonet argumenta que, se o acordo de delação premiada de Odebrecht não foi anulado, as decisões tomadas a partir dele devem ser mantidas. Toffoli considerou que houve conluio entre procuradores e juízes da Lava Jato. O procurador solicita que a decisão seja reconsiderada ou que o caso seja enviado ao plenário da Corte. A defesa de Odebrecht alegou irregularidades na condução das investigações

Decisão polêmica do STF: a corrupção venceu na anulação das ações da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

A decisão do ministro do STF Dias Toffoli de anular as ações da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht levanta polêmicas. Deltan Dallagnol, ex-procurador da força-tarefa, criticou a decisão, afirmando que 'a corrupção venceu' com a proteção do empresário. Toffoli argumentou que houve conluio entre acusação e defesa, violando os direitos de Odebrecht. A colaboração premiada não foi afetada. Moro, ex-juiz da operação, não se manifestou. Dallagnol, cassado como deputado, deixou a operação para se candidatar. O TSE o cassou em 2023. A polêmica gira em torno da justiça e do combate à corrupção.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!